Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 09:09
Clima

Coronavírus: 20 leitos do Hospital São Camilo serão destinados a pacientes de Aracruz e região

05/06/2020

A Prefeitura de Aracruz continua reforçando o combate ao coronavírus. Nesta quinta-feira (04/06), o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri abriu um crédito adicional extraordinário no valor de R$3.388.658,49 destinado ao pagamento dos 20 leitos de UTI do Hospital Maternidade São Camilo (HMSC) e também ao tratamento dos pacientes internados da pandemia da COVID-19. A abertura do crédito para depósito no Fundo Municipal de Saúde consta no Decreto nº 38.010, de 04/06/20, assinado pelo prefeito.

Os leitos foram habilitados pelo Ministério da Saúde e sua manutenção e o acompanhamento das vagas será administrado pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) de Aracruz. De acordo com a secretária da Semsa, Clenir Avanza, este recurso garante a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. “Agradecemos ao reforço fundamental por parte do Ministério da Saúde e acreditamos que, com o monitoramento constante de leitos, não precisaremos fazer muitas transferências. É a administração municipal se organizando para atender a população da melhor forma possível, com apoio do Ministério da Saúde”, destaca Clenir.

De acordo com Jones Cavaglieri, esse crédito vai priorizar as vagas de UTI do Hospital São Camilo para os pacientes de Aracruz. “Com esse recurso que repassaremos ao Hospital, vamos destinar essas vagas a pacientes de Aracruz, deixando nossos munícipes mais tranquilos. Tendo outras vagas disponíveis, também poderemos ajudar os municípios vizinhos”, explica.

O prefeito ressaltou ainda que, além dessas 20 vagas no Hospital São Camilo, a administração municipal está trabalhando para que o Hospital de Pequeno Porte (HPP) da Barra do Riacho possa contar com mais oito leitos de UTI. “Já solicitei ao Governo do Estado cinco respiradores para que possamos equipar esses leitos e Aracruz possa contar com 27 a 28 vagas de UTI para atendimento aos nossos pacientes”, informa o chefe do Executivo Municipal.

Além de Aracruz, outros três municípios do estado receberão o repasse do Ministério da Saúde para a manutenção de vagas destinadas ao atendimento de adultos com coronavírus, por três meses.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br