Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 09:05
Clima

Prefeito Jones Cavaglieri recebe o Secretário de Segurança Pública para estreitar relações no combate à criminalidade

05/06/2020 Renato Lana/SECOM
Ao fundo o prefeito Jones Cavaglieri fala ao Secretário Alexandre Ramalho sobre o sucesso da parceria entre a CISP e as forças policiais

Ao fundo o prefeito Jones Cavaglieri fala ao Secretário Alexandre Ramalho sobre o sucesso da parceria entre a CISP e as forças policiais

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia do Secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Luciano Forrechi, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (05/06), o Secretário de Segurança Pública (SESP) coronel Alexandre Ramalho para uma reunião com o objetivo de estreitar relações e fortalecer vínculos para otimizar os serviços da Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz no que tange o combate à criminalidade. Também estiveram presentes o comandante de Polícia Ostensiva (CPO) Norte, coronel Marcelo Assis; do comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Cláudio Silva; do superintendente da Polícia Civil Norte, Ícaro Rugimski e do delegado-chefe da 13ª Regional, Nilton Abidala.

No início da reunião, o secretário de Segurança Pública (SESP), coronel Alexandre Ramalho, comentou sobre uma operação realizada no município nesta sexta-feira (05/06). “Gostaríamos de dizer que estamos à disposição. Hoje pela manhã cumprimos 24 mandados de busca e apreensão contra o tráfico de drogas e homicídios, com um efetivo de 100 homens, nas localidades de Jacupemba, Guaraná, Barra do Riacho e Vila do Riacho. Temos um programa de governo para a redução dos homicídios, que é o Estado Presente, com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário de Segurança Pública, o governo estadual também busca melhorias junto ao município para aprimorar os serviços de videomonitoramento. “Também estamos à disposição no que diz respeito às câmeras do videomonitoramento. O prefeito já tocou nesse assunto e poderemos agendar uma conversa para trazer nossa equipe técnica”, ressaltou.

O secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad) Luciano Forrechi deu detalhes sobre o que o município vem fazendo para aperfeiçoar o sistema. “A gente já fez um levantamento cujo relatório será encaminhado ao Governo do Estado. No nosso convênio do programa Olho Digital ainda não está finalizada a etapa da doação de novas câmeras, o que estamos buscando, pois são ações simples, porém, muito importantes para nossa demanda. Graças ao apoio da SESP podemos dar continuidade a esses trabalhos”, disse.

Redução no número de assassinatos
O prefeito Jones Cavaglieri aproveitou a oportunidade para lembrar do sucesso da parceria que existe entre a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz e as forças policiais. “Nós temos uma parceria importantíssima com as Polícias Militar e Civil que tem trazido bons resultado. Também avançamos muito nas relações tomadas em nossas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Diante disso, já tivemos uma redução de homicídios em nossa cidade, o que é muito satisfatório”, pontuou.

Recentemente, o Governo do Estado anunciou que o município de Aracruz teve no mês de maio a maior redução no número de assassinatos no comparativo com 2019, com 55,6% a menos, sendo que de janeiro a maio foram 12 mortes violentas, contra 27 do ano passado.

Um outro ponto destacado na reunião para fortalecer esse vínculo com as forças de segurança foi a possibilidade de contar com a presença de policiais dentro da própria Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz. “A gente sonha em contar com alguém da Polícia Militar dentro de nossa central justamente pela experiência e o conhecimento destes profissionais e pela facilidade de se comunicarem, o que seria muito interessante”, finalizou o prefeito. Este assunto será estudado entre as partes para saber a real possibilidade de implantação desse reforço.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br