Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 09:00
Clima

Secretaria de Agricultura doa 310 mudas para escolas para o Dia do Meio Ambiente

05/06/2020 Divulgação SECOM/PMA

Trezentas e dez mudas de pitanga, acerola, palmito açaí, murta, ipê amarelo, graxa, entre outras espécies de plantas frutíferas, nativas e/ou ornamentais serão doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz (Semag) para escolas de ensino infantil, marcando a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (05/06).

Uma das escolas participantes da ação é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Donatila Coutinho, situado na Barra do Sahy. As professoras que atuam no ensino de crianças de 2 a 3 anos se uniram para organizar as atividades de entrega de mudas de pequeno porte aos pais dos alunos da unidade.

“A educação infantil é feita de relação e interação. Não somos escola conteudista, não enviamos atividades para crianças pequenas fazerem sozinhas, porque elas ainda não alcançaram o saber da leitura e da escrita. Este alunos ainda estão na fase de rabiscos. Como nós estamos distantes e não dispomos do contato visual e físico com essas crianças, nesse momento, estamos enviando propostas de brincadeiras para os pais poderem desenvolver com as crianças em casa, como essa ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, detalha a professora Maria José.

De acordo com a secretária interina de Educação, Rosa Maria Ghidette Rocha, a educação ambiental é um dos temas integradores do currículo. “Toda ação que conduz para práticas pedagógicas que envolvem os alunos para a valorização e respeito ao meio ambiente é fundamental para a formação integral do educando”, explica a secretária.

Já os professores do Centro Educacional Espaço Livre, localizado no Centro, distribuirão as mudas, no sábado (06/06), para os pais, que, em retribuição, entregarão um quilo de alimento não perecível para a escola. As doações serão repassadas para a Secretaria de Agricultura que entregará os mantimentos à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho para montagem de kits de itens básicos. Estes alimentos serão doados às famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos programas sociais.

De acordo com a pedagoga do espaço, Jaízer Nely de Paiva Costa, todo ano a Semag faz uma ação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Este ano, convidamos os pais para levarem as crianças de carro até a escola. Os professores estarão na calçada acenando para os estudantes. Na ocasião, entregarão as mudas à cada família que, em troca, doará um 1 kg de alimento não perecível para ser entregue à população carente. A ação estimula a solidariedade e, ao mesmo tempo, o cuidado e a preservação em relação ao meio ambiente, pois as mudas serão levadas para serem plantadas em casa”, explica.

Segundo a coordenadora de associativismo da Semag, Suelen de Melo Reis Loureiro, a secretaria faz doação para diversas escolas todos os anos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. “Este ano, a iniciativa partiu das escolas que nos procuraram e preparamos as mudas para doação”, relata Suelen.

 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br