Data: quarta, 15 de julho de 2020
Horário de Brasília: 08:51
Clima

Prefeitura institui Sistema de Comando de Operações e Centro de Operações Especiais em Saúde para enfrentamento da Covid-19

04/06/2020 Renato Lana SECOM/PMA

Integrantes do Sistema de Comando de Operações (SCO) e Centro de Operações Especiais em Saúde (COES) Covid-19 de Aracruz estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 02 de junho, com o objetivo de alinhar, discutir e planejar ações de prevenção e combate a pandemia do novo coronavírus no município. A reunião ocorreu em frente ao gabinete municipal e contou com a presença do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, dos secretários municipais de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi; de Comunicação, Alcione Pinheiro; de Obras e Infraestrutura, João Paulo Calixto; de Habitação e Defesa Civil, Luiz Fernando Meier e de representantes das Policias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

As discussões foram pautadas pelas medidas preventivas já tomadas e as que poderão ser implementadas frente aos casos do novo coronavírus no município. De acordo com Forrechi, a Prefeitura trabalha alinhada com as orientações do Governo do Estado e instituiu estes grupos de trabalho (SCO e COES) com a finalidade de proteger e garantir as políticas e os protocolos estabelecidos pelo poder público. “Para que o trabalho seja executado da melhor forma possível, os grupos são compostos por representantes do Corpo de Bombeiro e das Polícias Militar e Civil, além da Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) e CDL”, explica o secretário de Administração e Recursos Humanos.

Com periodicidade quinzenal, as reuniões farão o acompanhamento e a atualização permanente da situação da pandemia no município para definir as próximas ações. “A proposta é que em uma semana sejam planejadas as ações e, na outra, sejam executadas. As ações ordinárias e extraordinárias serão tratadas de acordo com a urgência e a necessidade de cada uma delas”, destaca Luciano Forrechi.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Silva ressaltou a importância de reunir estes segmentos para discutir a melhor forma de combater a Covid-19. “Esta oportunidade de reunir e tentar buscar uma solução comum a todos é uma iniciativa muito boa da Prefeitura. O encontro foi muito proveitoso e discutimos as dificuldades e as experiências de cada segmento e até ações de outros municípios. Estamos todos empenhados para minimizar os impactos da pandemia. A Polícia Militar se coloca à disposição para ajudar no que for necessário”, enfatiza o comandante.

Segundo o comandante da 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros, major Lucas Sossai, o SCO e COES são importantes ferramentas para o gerenciamento de crises para ajudar na coordenação e gerenciamento de emergências. “Essas ferramentas buscam a otimização de recursos e trazem consigo vários conceitos fundamentais para que os responsáveis deem a melhor resposta diante de uma crise. Por orientação do Governo do Estado, os municípios com mais de 50 mil habitantes ativaram o COES Covid-19, responsável por coordenar as ações ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, assim como ações de conscientização e mapeamento dos casos e a busca de recursos e outras medidas preventivas. Desejo a todos força e esperança pois dias melhores virão”, destaca o major. 

Segundo o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, as reuniões estão sendo desenvolvidas pelo Executivo com o objetivo de traçar ações conjuntas em parceria com vários segmentos da cidade. “Nenhum município estava com seu sistema de saúde preparado para enfrentar uma pandemia. Diante disso, precisamos do empenho de todos para realizar ações que contribuam para superar esse período e achatar a curva, contribuindo para reduzir os picos de contágio. O momento requer atenção e exige que todos continuem seguindo as recomendações de isolamento social e de higienização”, destaca o prefeito.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br