Data: quarta, 28 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 10:02
Clima

Novo decreto municipal altera horários de funcionamento do comércio

06/05/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA

O prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri publicou nesta terça-feira (05/05) o decreto n.º 37.913/2020 prorrogando as medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrentes da pandemia até 15 de maio. A nova normatização alterou os dias e horários do rodízio de funcionamento do comércio e serviços para organizar melhor as atividades e evitar aglomerações. O decreto também mantém até 15 de maio a suspensão das aulas na rede pública e privada de ensino. Confira o decreto na íntegra aqui.

De acordo com as novas regras, o primeiro setor, que já estava funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, passa a abrir também aos sábados, das 8 às 12 horas. Fazem parte deste setor as lojas de material de construção, de venda de ferragens, de matérial elétrico, de material hidráulico, de peças automotivas, de bicicletas, lojas de tintas, marmorarias e vidraçarias.

O segundo setor teve alterado o horário de funcionamento do rodízio. As lojas que integram este setor funcionam agora de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e, aos sábados, das 8 às 12 horas, com exceção do Centro Comercial Oriundi, que funcionará das 13 às 19 horas. Fazem parte deste setor as lojas de calçados, material esportivo, vestuário, confecção e tecidos, aviamentos, cosméticos, perfumarias, relojoarias e joalherias, lojas de artigos de cama, mesa e banho, camas e colchões, papelarias e artigos escolares, lojas de serviços de cópias, de artigos para casa e descartáveis. Também integram este grupo do rodízio as lojas de móveis e eletrodomésticos, acessórios e bijuterias, comércio atacadista, lojas de celulares, equipamentos musicais, equipamentos de informática, eletrônicos, insumos agrícolas e óticas.

Outra mudança atinge o quinto setor do rodízio. Os restaurantes, que continuam funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, funcionarão em horário reduzido aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.

Os setores da economia que atendem aos serviços essenciais continuam funcionando em horário regular e habitual, no entanto,os proprietários, funcionários e clientes destes e dos demais setores devem observar todas as recomendações para evitar aglomeração e manter o distanciamento, além de adotar as medidas preventivas de higienização e cuidados pessoais contra a contaminação. Estes estabelecimentos fazem parte dos setores 3 e 4 do anexo 1 do decreto.

"As medidas foram prorrogadas com algumas alterações nos dias e horários de funcionamento do rodízio para fortalecer as ações contra a aglomeração. Estamos mantendo discussões permanentes com as equipes de trabalho, valorizando o diálogo com os setores produtivos, observando o comportamento social e,  principalmente, analisando os índices de propagação do coronavirus, para evitar que a pandemia avance. Nosso compromisso prioritário é proteger e salvar vidas. Mas também estamos adotando medidas para cuidar da sobrevivência econômica do município.  E precisamos de cada cidadão aracruzense nesta luta, mantendo o isolamento social, respeitando o distanciamento e adotando todas as medidas de higienização. Contamos com a participação de todos contra a Covid-19", ressalta o prefeito Jones Cavaglieri.

TEXTO: Simony Leite Siqueira
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br