Data: quarta, 28 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 09:36
Clima

Unidades recebem obras para estruturar leitos para pacientes com Covid-19

17/04/2020 Divulgação SECOM/PMA

A Secretaria de Obras e Infraestrutura de Aracruz está realizando obras de adaptação de espaços nas unidades de saúde para criação de 21 leitos de retaguarda capazes de receber pacientes com sintomas graves de Covid-19. Em dez dias foram finalizadas as obras em 09 leitos, na Unidade de Saúde de Jacupemba, e em 12 leitos, na UPA da Barra do Riacho, com a pintura, instalação de divisórias laváveis e as instalações elétricas.

O subsecretário de Obras e Infraestruturas, Saulo Deambrozi, explica como os auditórios das unidades de saúde foram divididos e adequados para os novos leitos. “Foi realizada a pintura integral dos espaços com tinta lavável, instalamos uma nova rede elétrica para todos os boxes (leitos) onde serão ligados os equipamentos de monitoramento dos pacientes. Além disso, fizemos a instalação das divisórias dos leitos e a instalação de prateleiras para apoio dos equipamentos”, relata.

A Secretaria de Saúde, por meio das ações do Comitê Sanitário de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19, é responsável pelo projeto de readequação dos leitos. Após a finalização da estrutura, a Secretaria de Saúde fará a limpeza, a desinfecção e o planejamento do uso dos espaços para receber os pacientes infectados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a adequação dos espaços existentes dentro dessas unidades de saúde foi uma solução emergencial para desafogar a assistência até o restabelecimento das unidades hospitalares diante da superlotação causada pelo grande número de pacientes previstos pela pandemia.

Os espaços foram readequados através da separação em boxes, com instalação de rede de oxigênio e de ar comprimido para dar o auxílio aos internados. Também foram adquiridos monitores cardíacos de visualização dos sinais vitais dos pacientes. As macas serão retiradas das unidades de saúde que não estão funcionando e serão colocadas nestes leitos.

Os leitos, assim que receberem pacientes, terão atendimento 24 horas, com o acompanhamento de uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br