Data: sexta, 28 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 10:53
Clima

Caranguejos resgatados durante defeso são devolvidos ao manguezal

14/02/2020


Na quinta-feira (13) a Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Aracruz devolveu ao manguezal cerca de 300 caranguejos, capturados ilegalmente durante o período de defeso que está em vigor. Os crustáceos foram encontrados em um manguezal da região de Santa Cruz, durante uma patrulha noturna. Os suspeitos fugiram do local.

Esse é o segundo período de defeso do caranguejo-uçá em 2020. Do último sábado, oito de fevereiro, até esta sexta-feira (14), a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá (macho e fêmea) estão proibidas.

A importância do período de defeso
A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. É um período importante para a recomposição natural da fauna, por isso os caranguejos são protegidos por lei.

“Nos períodos de andada do caranguejo-uçá as proibições são fundamentais para preservar essa espécie tão importante para os manguezais e também à população que depende desses recursos”, explica a gerente de Fiscalização Ambiental da Semam, Ana Clara Paz Otegui.

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br