Data: sexta, 28 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 11:40
Clima

Coleta Seletiva de Aracruz bate recorde em janeiro com mais de 50 toneladas de resíduos enviados para reciclagem

11/02/2020 Fotos: Luã Q.
O volume é mais que o dobro, em relação a janeiro de 2019, quando cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidos pelo programa Aracruz Sustentável

O volume é mais que o dobro, em relação a janeiro de 2019, quando cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidos pelo programa Aracruz Sustentável

Em janeiro de 2020, a Associação de Catadores de Aracruz bateu recorde no recolhimento de resíduos destinados a reciclagem. Ao todo, 50.9 toneladas de material, como plástico, papel, alumínio e vidro, passaram pelo Centro de Triagem do município. O volume é mais que o dobro, em relação a janeiro de 2019, quando cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidos pelo programa Aracruz Sustentável.

Para Camila Pizzol, que gerencia a documentação referente ao Termo de Compromisso Ambiental da Prefeitura de Aracruz, este aumento se deve, principalmente, pela conscientização da população, que começa a adotar hábitos mais conscientes sobre consumo e descarte de lixo, além do empenho da equipe de coleta seletiva, que aprimorou a gestão da associação.

“Optamos por priorizar as ações educativas, principalmente entre as crianças, com objetivo de fazer com que este pensamento mais ecológico chegue às residências. E essa conscientização ambiental faz com que a cada ano aumente o número de pessoas conscientes da importância de separar o lixo e encaminhá-lo a coleta seletiva”, explicou.

Mas além de resultados positivos no aspecto ecológico, o aumento no volume de resíduos destinados à reciclagem também gera bons resultados em âmbitos sociais e econômicos. É o que afirma a gerente do Termo de Compromisso Ambiental da PMA. Segundo ela, os resíduos que chegam ao Centro de Triagem garantem o trabalho e renda de pelo menos 21 famílias, que por sua vez, movimentam a economia local e faz o dinheiro circular pelo município.

“Aquele resíduo descartado no lixo comum vai direto para o aterro sanitário, que é um processo onde gasta-se um valor alto, sem retorno ao município. Já a partir da coleta seletiva temos a possibilidade de reaproveitar esses materiais gerando renda para os trabalhadores e trabalhadoras da Associação de Catadores. Além disso, esses resíduos são reaproveitados e viram novos cadernos, canetas e até mesmo cadeiras, por exemplo”, disse Camila Pizzol.

Já o presidente da Associação de Catadores de Aracruz, Alan Bayerl, comemora os resultados do último mês e se diz esperançoso para continuar os trabalhos na coleta seletiva. “A gente recebeu muitos materiais dos distritos e só assim foi possível alcançarmos essa meta. Pretendemos melhorar nossa gestão e continuar alcançando maiores resultados”, comentou.


Como participar da coleta seletiva em Aracruz
O cidadão que deseja contribuir com o programa de coleta seletiva do município de Aracruz precisa, antes de mais nada, realizar o descarte correto do lixo, separando o úmido do seco. Depois, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) pelo número 9 9741 8382, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, para cadastrar o endereço e também saber o dia específico em que o caminhão passará na residência.

Mais de 50 bairros atendidos
O caminhão da coleta seletiva de Aracruz percorre pelo menos 50 bairros semanalmente, inclusive aldeias indígenas. Os catadores seguem um cronograma e o morador deve ficar atento ao dia em que o veículo passará na comunidade para que os resíduos sejam colocados nos locais adequados para serem recolhidos.

Veja os dias em que o caminhão da coleta seletiva passa em seu bairro:

SEGUNDA-FEIRA
Distritos: Jacupemba e Guaraná
Sede: Cohab 4, Fátima, Primavera, Clemente, Morobá, Nova Conquista, Segatto e Jardins

TERÇA-FEIRA
Distritos: Vila do Riacho e Barra do Riacho
Sede: Jequitibá, Novo Jequitibá, Itaputera, Santa Luzia, Bela Vista, Vale Verde

QUARTA-FEIRA
Distritos: Coqueiral, aldeia Caieiras Velhas e aldeia Irajá
Sede: De Carli, Vila Rica, Limão 1 e 2

QUINTA-FEIRA
Distritos: Santa Rosa, Biriricas, Grapuama, Santa Cruz, Itaparica, Rio Preto e Aldeias Guarani.
Sede:
Centro, Baixada Polivalente e Vila Nova

SEXTA-FEIRA
Distritos: Barra do Sahy, Mar Azul, Putiri, Sauê e Praia dos Padres
Sede: São Marcos, Guanabara, Planalto, Cupido e Guaxindiba

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br