Data: sexta, 28 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 11:08
Clima

Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz realizou mais de 10 mil atendimentos em 2019

21/01/2020 Foto: Luã Q.
segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são realizados, em média, de 30 a 40 atendimentos por dia

segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são realizados, em média, de 30 a 40 atendimentos por dia

De outubro a dezembro de 2019 a Farmácia Cidadã de Aracruz realizou 10.548 atendimentos. A unidade disponibiliza remédios a quem passa por tratamento com medicamentos de alto custo e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são realizados, em média, de 30 a 40 atendimentos por dia.

Atualmente o serviço oferece 354 tipos de medicamentos de alto custo padronizados, usados no tratamento prolongado de doenças crônicas, como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, glaucoma, entre outras, além de fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves.

A entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os usuários saem das farmácias com as informações que precisam para usá-los corretamente. No retorno são questionados sobre possíveis efeitos adversos e o quadro geral de saúde.

Hélio Correia, de 59 anos, morador do Jequitibá, considera importante esse serviço e diz que agora está mais fácil conseguir os medicamentos. “O atendimento agora está mais rápido, antes era bem demorado”, disse.

Além do município, a Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz também atende as cidades da Região Central de Saúde (João Neiva e Ibiraçu) e da Região Metropolitana (Fundão e Santa Tereza), totalizando uma população de 175 mil pessoas, segundo dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como ter acesso
Caso necessite de algum componente especializado, o cidadão poderá recorrer à Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz, apresentando exames e documentos fornecidos pelo médico, para que seja aberto um processo de avaliação e solicitação.

Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem por SMS (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.

Onde fica
A Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guaxindiba - Avenida Venâncio Flores, nº 3.449, Guaxindiba. Ela abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O telefone da unidade é o (27) 3270-7427.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br