Data: terça, 17 de setembro de 2019.
Horário de Brasília: 10:02

Governo Municipal faz a entrega da 1ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e de nove ambulâncias

17/08/2019 SECOM
O prefeito Jones Cavaglieri e a Secretária de Saúde Clenir Avanza na companhia das demais autoridades

O prefeito Jones Cavaglieri e a Secretária de Saúde Clenir Avanza na companhia das demais autoridades

Noite de comemoração em Aracruz. O Governo Municipal entregou nesta sexta-feira (16/08) a 1ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, além de nove novas ambulâncias próprias que circularão na cidade, sendo seis UTIs Móveis, consideradas modelos avançados, e outros três modelos para pequenas intercorrências médicas. Uma grande estrutura foi montada em frente à UPA de Vila Rica para recepcionar a todos em uma bela cerimônia.

Antes mesmo da cerimônia, o prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Saúde Clenir Avanza, recebeu em seu Gabinete o Presidente da Câmara dos Vereadores Paulo Flávio, além dos vereadores Carlinhos do Josiel, Ronivaldo, Beto, Lula, Candin e Bibi, o Chefe da Divisão de Convênios do Núcleo do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins Lima, o Presidente do Instituto Imão, Dr. Leandro Figueiredo, o Superintende do Hospital e Maternidade São Camilo, Dr. Eduardo Pereira Soares, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Dr. Carlos Humberto Manato, sua esposa, a Deputada Federal Dra. Soraya Manato, o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Dr Hércules e a Superintendente Regional de Saúde de Vitória, Cibele Padini.

Após um café de boas vindas todos seguiram para a Unidade de Saúde de Guaxindiba para conhecerem de perto as estruturas físicas da Farmácia Cidadã e o Centro de Hemodiálise. Um minitrio elétrico também veio escoltando as ambulâncias até o bairro Vila Rica. Lá, todos foram recebidos ao som da Banda Marcial da EEEFM Ermentina Leal.

Depoimentos das autoridades
"Esta UPA é um ato de coragem do nosso prefeito Jones Cavaglieri e da solidariedade e generosidade de todos. Hoje temos uma UPA climatizada e humanizada que só foi possível graças à boa vontade e talento de tantas pessoas que hoje se fazem presente aqui, além de nossa equipe que está aqui desde o dia dois de janeiro, trabalhando noite e dia, incansavelmente, e sem eles seria impossível esse projeto alcançar esta grandiosidade. Por isso eu só tenho a agradecer, muito obrigada, todos vocês estão de parabéns” - Secretária de Saúde, Clenir Avanza.

“A UPA vem fortalecendo nossa saúde, e temos uma secretária e um prefeito que não mediram esforços dia e noite, fazendo um excelente trabalho para o povo de nossa comunidade, o que me deixa emocionado. Eu e os moradores não temos nada que reclamar do atendimento dos funcionários aqui. Vamos levantar a mão para o céu e agradecer por nossa saúde” - Presidente da Associação Comunitária do Vila Rica, João Rodrigues.

“Estou muito satisfeito com o que estou vendo em Aracruz. Saúde é um completo estado de bem-estar. O povo precisa de obra de qualidade e agora vamos habilitar a qualificação desta UPA no Ministério da Saúde para conseguirmos recursos para sua manutenção, o que é o mais difícil. Estamos no caminho certo para salvar vidas e livrar dores, fazendo o cidadão ser o grande beneficiário. Parabéns pela estrutura de vocês” - Bartolomeu Martins Lima, Chefe da Divisão de Convênios do Núcleo do Ministério da Saúde no Espírito Santo.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de trabalhar com vocês. Nunca vi uma advogada entender tanto de medicina como a Secretária Clenir. Ela criou um congresso médico jurídico e conseguiu quebrar as barreiras que existiam entre as propostas médicas e as jurídicas. Era necessário criar um laço de muita confiança para poder acreditar em propostas que pareciam inviáveis. Em uma situação como esta, criar um ambiente de atendimento tão humanizado dessa forma é porque vocês têm muita sensibilidade em querer cuidar das pessoas. Parabéns” - Dr. Leandro Figueiredo, Presidente do Instituto Imão.

“Com o aval do prefeito e o protagonismo da Secretária de Saúde tivemos essas transformações e melhorias. Gostaria de parabenizar pelos avançados na atenção primária, atenção especializada e pelo incremento na rede de urgência e emergência na qual o Hospital está inserido. Esta UPA é uma realidade e a população de Aracruz não merece ser transferida para outros locais para os atendimentos. É muito bom ser parceiro de uma Secretaria de Saúde e de uma prefeitura onde os processos caminham”, parabéns” - Dr. Eduardo Pereira Soares, Superintende do Hospital e Maternidade São Camilo.

“Queria parabenizar o prefeito Jones por tudo. Antes mesmo de chegarmos aqui fomos colocados em uma Van e levados para conhecer as estruturas que abrigarão a Farmácia Cidadã e o Centro de Hemodiálise e percebi os avanços que ocorrem por aqui. Não tenho dúvida do quanto essa gestão será marcada. Lembro quando a Clenir chegou e me disse que Aracruz tinha 14 mil pessoas na fila de espera para uma consulta e hoje essa fila andou. Nós estamos aqui inaugurando essa UPA que vocês abriram no peito e na raça. Também não conheço nenhuma outra cidade no Espírito Santo que contém uma Central de Ambulância como aqui. Muitas pessoas se preocupam em entregar pequenas obras que não dão resultados, mas poucas se preocupam em cuidar da saúde como vocês. Um beijo no coração” - Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Dr. Carlos Humberto Manato.

“O pior cego é aquele que não quer enxergar os resultados desse trabalho tão bom que está sendo feito em Aracruz. Hoje as pessoas estão tratando da saúde com uma responsabilidade nunca antes vista. Pessoas que se dedicam até como voluntárias como na última força tarefa. Elas trabalharam com amor. Temos que mostrar que não estamos aqui para brincar, e sim para fazer a diferença. A história da saúde nesse município é uma antes da gestão Jones e outras depois, só não vê quem não quer” - Presidente da Câmara dos Vereadores Paulo Flávio.

“Para cuidar de pessoas tem que ter treinamento, carinho, pois quem trabalha com saúde e pacientes tem que gostar de gente, porque caso contrário, não dá certo. Fiquei maravilhado com isso daqui e eu estou morrendo de inveja. Por isso é uma alegria ver o capricho que vocês têm. Um abraço a todos” - Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Dr Hércules.

Emenda Parlamentar
Na ocasião a Deputada Federal Soraya Manato entregou nas mãos do prefeito uma cópia da emenda parlamentar que garantiu um recurso no valor de 300 mil reais para as obras no Morobá/Morobazinho.

"Assim como meu marido fazia quando ele era Deputado Federal, continuarei a investir em Aracruz, porque aqui eu vejo que o dinheiro aplicado tem retorno. Estamos destinando um valor de 300 mil reais para custeio das obras no Morobá/Morobazinho. Nós que somos médicos e acostumados com hospitais, fiquei impressionada pela estrutura física que nos foi apresentada, o que não existe na capital Vitória, nem em hospitais particulares. Por isso eu só tenho a agradecer e dar os parabéns. Vocês foram abençoados porque a saúde sempre tem que estar em primeiro lugar” - Deputada Federal Dra. Soraya Manato.

“Aqui na nossa cidade temos uma tradição de família e as pessoas se relacionam muito bem. Com apoio de todos que se envolveram estamos fazendo Aracruz avançar. Quando assumi o mandato em 2017 tinha um desafio e nos reunimos com o secretariado para arrumar as contas. Não podemos gastar mais do que arrecadamos, por isso conseguimos terminar as obras que estavam paralisadas, pois tivemos coragem e determinação, e hoje estamos aqui comemorando mais essa conquista, a 1ª Unidade de Pronto Atendimento 24h de nossa cidade, parabéns e sucesso a todos” - Prefeito Jones Cavaglieri.

A Unidade de Pronto Atendimento
Aracruz passou a contar com esta UPA já no dia 2 de janeiro deste ano, sendo que as primeiras adequações se iniciaram nove dias depois. Desde então já foram realizados mais 60 mil atendimentos. Este foi o primeiro espaço de atendimento em saúde 24h gerenciado pelo Governo Municipal de Aracruz.

Ele já se encontra adaptada, com salas climatizadas, sendo que em cada plantão, há médicos clínicos atuando, além de pediatra, ortopedista de apoio, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A Secretaria de Saúde otimizou cada vez mais os atendimentos, e no dia 10/05, foi lançado o Edital do Processo Seletivo nº 002/2019, para atender à UPA do município, com vagas para os cargos de Médico Plantonista, Médico Pediatra Plantonista, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico e Técnico de Enfermagem.

 

CLIQUE AQUI e confira a galeira de imagens

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br