Data: terça, 17 de setembro de 2019.

Saúde em Aracruz é prioridade! Governo Municipal faz investimentos para atender anseios da população

15/08/2019 Vinícius Gardiman
Mais de 1700 pacientes com algum problema ortopédico foram atendidos na última Força Tarefa em Coqueiral

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, vem cada vez mais investindo e ofertando ao cidadão, melhores e diversos serviços na área médico-hospitalar. Várias foram as conquistas nos últimos dois anos para o município, que conta hoje com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi criada a única Central de Ambulância Municipal em todo o Estado, realizada três grandes forças tarefas para desafogar as filas de espera, que continham mais de 14 mil pessoas. Somente no último sábado (10/08), foram atendidos na nova Unidade de Coqueiral, mais de 1.700 pacientes com algum problema ortopédico. Foram feitos ainda 327 exames e três cirurgias de urgências, com a atuação de 40 médicos ortopedistas e 60 enfermeiros.

E nesta sexta-feira (16/08), a partir das 18h30, o prefeito Jones Cavaglieri oficializará a entrega pública da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Vila Rica, o primeiro espaço de atendimento em saúde 24h, gerenciado pelo Governo Municipal de Aracruz, que realiza em média, 10 mil atendimentos por mês, o que desafogou os atendimentos no Pronto Socorro do Hospital São Camilo. Durante a cerimônia, Jones ainda entregará as nove novas ambulâncias próprias que circularão na cidade, sendo seis UTIs Móveis, consideradas modelos avançados, e outros três modelos para pequenas intercorrências médicas.

Falando em inauguração, em breve mais dois grandes empreendimentos serão entregues aos aracruzenses: o primeiro Centro de Hemodiálise de Aracruz, que está praticamente concluído, todo estruturado e com os equipamentos recém-chegados para o tratamento dos pacientes de Hemodiálise que precisam sair do município para serem atendidos em outros locais.

O segundo empreendimento é a Farmácia Cidadã. Aracruz se tornará o 11º município em todo estado a ampliar o acesso aos medicamentos de alto custo e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários. Serão mais de 30 milhões de reais em medicamentos por ano. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública, com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo. Sua estrutura também está pronta e ela funcionará na Unidade de Guaxindiba, anexo ao Centro de Hemodiálise.

E para completar, na manhã desta quinta-feira (15/08), o prefeito Jones Cavaglieri assinou em seu Gabinete, um Termo de Cooperação com o Estado para um projeto-piloto de Residência Médica, com a contratação de 16 médicos preceptores, que é o profissional responsável por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes em suas especialidades.

Esses investimentos vão de encontro aos anseios de grande parte da população de Aracruz e do brasileiro em geral. Segundo uma pesquisa realizada com 2082 pessoas em 174 municípios, pelo “Instituto Paraná Pesquisas”, encomendada pelo site Diário do Poder, entre os dias 5 e 9 de agosto, a saúde foi colocada como a maior preocupação de 44,3% deles.

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br