Data: quinta, 20 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 17:06

Aracruz festeja Dia do Turista com várias atrações

07/06/2019 Fotos: Luã Q.
Na quinta (13) alunos da EMEF Álvaro Souza, de Vila do Riacho, vão percorrer as trilhas da Barriguda e Pedra do Azulão no Aricanga

Na quinta (13) alunos da EMEF Álvaro Souza, de Vila do Riacho, vão percorrer as trilhas da Barriguda e Pedra do Azulão no Aricanga

Para celebrar o Dia do Turista a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR) preparou uma programação especial, com passeio ecológico no Parque do Aricanga, palestras de estímulo ao empreendedorismo, intercâmbio cultural e mais uma edição da Fest Feira no Mercado Municipal. O evento acontece nos dias 13 e 14 de junho (quinta e sexta-feira).

A programação vai ter início na manhã de quinta-feira (13/06), no Parque Natural Municipal do Aricanga - um dos locais mais procurados para a prática do Ecoturismo. Na ocasião os alunos da EMEF Álvaro Souza, de Vila do Riacho, vão percorrer as trilhas da Barriguda e Pedra do Azulão para que aproveitem as belezas naturais da Mata Atlântica.

Ainda pela manhã, a partir das 09h40, acontece na Sala do Empreendedor orientação sobre o CADASTUR e uma palestra para debater o tema desenvolvendo a cultura local por meio do turismo. O primeiro tema será apresentado pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR - ES). Depois a palestra pelo SEBRAE.

Artistas e grupos culturais vão se apresentar no Mercado Municipal
Mais tarde, a partir das 19h, o Mercado Municipal de Aracruz recebe a edição especial da Fest Feira, com diversas atrações. Além das barracas gastronômicas que tradicionalmente funcionam todas as quintas-feiras, o público também vai prestigiar as apresentações do grupo 100% Capoeira de Aracruz, Banmel de Vila do Riacho, Grupo de Congo Tupiniquim, Grupo di Ballo Nova Trento, show com o aracruzense Paullo Eduardo e ainda uma exposição de telas do artista Sainté.

Comemorações continuam na sexta
Na sexta-feira (14/06) a programação do Dia do Turista continua com um intercâmbio cultural entre escolas municipais. Alunos da CMEB Mário Leal Silva, de Guaraná, vão cruzar o município até Santa Cruz para visitar o Museu Histórico da comunidade, enquanto os estudantes da EMEF Santa Cruz vão até Guaraná para conhecer o Museu do Italiano.

“Nossa intenção é fazer uma troca cultural entre essas escolas que, apesar de estarem no mesmo município, vivem em contextos culturais diferentes”, explicou a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida.

Espada de D. Pedro II
O Museu Histórico de Santa Cruz, em comemoração as festividades do Dia do Turista, realizará novamente a exposição da Espada da Guarda Imperial de D. Pedro II. As visitações acontecem nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 09 às 17h.

Parceiros
A programação do Dia do Turista é uma Realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), em parceria com a Sala do Empreendedor, Sebrae e secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEMED) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR – ES).

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br