Data: terça, 16 de julho de 2019.
Horário de Brasília: 04:15

Prefeitura inicia modernização da iluminação pública no município

17/05/2019 Fotos: Luã Q.
O prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado do secretário de obras, João Paulo Calixto, e o vereador Toni Loureiro foram até o Distrtro de Santa Rosa verificar os primeiros trabalhos do projeto

O prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado do secretário de obras, João Paulo Calixto, e o vereador Toni Loureiro foram até o Distrtro de Santa Rosa verificar os primeiros trabalhos do projeto

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SEMOB), iniciou a implantação da modernização do sistema de iluminação pública do município. Trata-se de um projeto que substitui as lâmpadas tradicionais por outras do tipo LED (Light Emitting Diode) - um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo.

As primeiras lâmpadas de vapor metálico começaram a ser substituídas na manhã de quinta-feira, 17 de maio, nas comunidades de Biriricas e Mucuratá, distrito de Santa Rosa. O prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado do secretário de obras, João Paulo Calixto, e o vereador Toni Loureiro, caminharam pelas comunidades para conhecer melhor os anseios da população e de que forma a troca das lâmpadas vai contribuir na qualidade de vida.

O vereador, que é morador antigo da região, diz que as lâmpadas tradicionais já não são compatíveis com a realidade da população. A baixa luminosidade das ruas, inclusive, tem sido motivo de insegurança para os moradores que se sentem inibidos ao saírem de casa durante a noite. “As pessoas dizem que querem fazer a caminhada a noite, irem a igreja, mas se sentem inseguras por causa do escuro. Sem dúvidas esse projeto vai contribuir muito na qualidade de vida das pessoas”, disse Toni Loureiro.

O projeto prevê a substituição das lâmpadas em todo o município, mas de acordo com a SEMOB nesta primeira etapa as trocas vão ocorrer em comunidades do interior, de forma estratégica. “O projeto será maior na área central do município, por isso optamos em começar por localidades menores. Estamos agora fazendo um levantamento luminotécnico para iniciar o projeto em comunidades como Irajá, Jacupemba, Vila e Barra do Richo”, explicou João Paulo Calixto.

Economia nas contas de iluminação


Uma das regras básicas para diminuir as contas de uma casa é economizar no consumo de energia elétrica. Na gestão municipal não é diferente. Além de melhorar a luminosidade das ruas gerando bem estar e segurança às pessoas, o projeto de modernização do sistema de iluminação pública é também uma ação importante para as finanças públicas.

O prefeito explica que a mudança da iluminação convencional por lâmpadas LED vai representar uma economia significativa para o município, isso porque o LED é um componente mais moderno e eficiente tendo em vista o consumo e durabilidade dos equipamentos. De acordo com ele o valor economizado pode chegar a 7 milhões anuais. “Com o passar do tempo vamos ter o retorno desse investimento. Nosso objetivo é diminuir a conta de iluminação pública que hoje chega a 750 mil reais, para aproximadamente 350 mil”, pontuou Jones Cavaglieri.

Além de consumir menos, as lâmpadas de LED também são vantajosas pelo fato de possuírem mais tempo de vida. “Se as lâmpadas de vapor metálico duram de quatro a cinco anos, as de LED tem cinco anos de garantia, então se ela queimar nesse tempo por problemas técnicos a gente tem direito de pedir outra sem custos ao município, sem falar da estimativa de vida útil de até 15 anos”, completou Jones.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br