Data: terça, 18 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 04:27

EMEFI Caieiras Velha promove sua 1ª Mostra Cultural

16/04/2019 divulgação
A tradicional dança dos guerreiros será uma das atrações durante a mostra cultural

A tradicional dança dos guerreiros será uma das atrações durante a mostra cultural

A Escola Municipal Indígena de Caieiras Velha realiza nesta quarta-feira (17/04) sua primeira Mostra Cultura “Oré Tupinakîa: Resistir para continuarmos a existir”. O evento acontece a partir das 8h com as falas da direção da escola e das lideranças indígenas, e prossegue até as 14h, com várias outras atrações, entre elas as tradicionais danças dos guerreiros e dos Kurumi, apresentações das turmas do 1º ao 4º ano e do 5º ano ao 9º ano, além exposições de trabalhos, fotografias, artefatos e artesanatos.

A diretora Lucenilda de Souza Pego comentou sobre o tema que será trabalhado na preservação da cultura indígena. “Durante todo ano letivo nossa escola trabalha com um currículo específico, e nesse primeiro trimestre estamos trabalhando com as problemáticas da história do povo Tupiniquim e Guarani no contexto local e nacional. Também desenvolvendo todos os anos as oficinas de artesanatos somente dentro da escola”, comenta.

Lucinilda também disse que nesse ano eles resolveram abrir portas para a sociedade participar e conhecer os trabalhos. “Esse evento se torna mais importante porque ele eleva nossa alto estima e revitaliza aquilo que estava adormecido. Queremos romper o esteriótipo do índio do século XVI, pois resistir para continuarmos a existir é uma estratégia do nosso povo em preservar a cultura”, enfatiza.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br