Data: terça, 18 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 04:35

Prefeitura de Aracruz celebra Dia mundial da Água com ações de conscientização e plantio de árvores

22/03/2019 divulgação
Crianças do Lar São José durante plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas

Crianças do Lar São José durante plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Agricultura (SEMAG), e em parceria com o Lar São José, promoveu na manhã desta sexta-feira (22/03), data em que comemora Dia Mundial da Água, uma grande celebração com crianças assistidas pelo lar e com a comunidade de Jacupemba.

Foram várias as ações desenvolvidas, entre elas atrações musicais, teatros, jogos e o plantio de sessenta mudas de árvores nativas e frutíferas. O secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan, reforçou a necessidade de se preservar a água. “Como forma de celebrar esse dia, queremos proporcionar a preservação desse recurso, que é fundamental para a manutenção da vida. Desta forma, o Governo Municipal, com apoio do Lar São José, desenvolveu essa ação para conscientizar e preservar esse recurso junto a essas crianças que são acolhidas por essa casa”, comenta.

Ainda de acordo com Edgar, o plantio de árvores também serviu para inspirar e sensibilizar as futuras gerações. “As árvores são grandes responsáveis por garantir a segurança hídrica. Com as crianças aprendendo essa relação, elas tendem a buscar a preservação das espécies, e consequentemente da água”, explica.

O clima de animação tomou conta de Jacupemba com todas as crianças e moradores querendo participar do plantio e aprender mais sobre a água e sua importância para a sobrevivência das espécies. Na última terça-feira (19/03), servidores das duas secretarias estiveram no local para deixar os berços na terra abertos e assim facilitar o plantio.

 


O Dia Mundial do Água
Considerado o recurso essencial à manutenção da vida no planeta terra, a água é celebrada pela ONU no dia 22 de março de cada ano, desde 1993, como uma campanha para preservar este recurso. Este dia é apresentado como um quadro de discussão entre os países membros sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro. Um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas como a potabilidade e fornecimento contínuo da água, por exemplo.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br