Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.
Horário de Brasília: 00:33

380 alunos recebem medalhas durante cerimônia de encerramento da 21ª edição do JOEMA

05/12/2018 Vinícius Gardiman
A Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, fala aos alunos de Aracruz sobre o esforço conjunto que fez com que esses jogos fossem um sucesso

A Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, fala aos alunos de Aracruz sobre o esforço conjunto que fez com que esses jogos fossem um sucesso

O plenário da Câmara Municipal recebeu na manhã desta terça-feira (04/12) uma grande cerimônia de encerramento da 21ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA) – 2018 – . Na ocasião 380 alunos da rede municipal de ensino, estadual, particular e Federal receberam as medalhas pelos desempenhos nos jogos, que foram disputados de julho a novembro desse ano. Estiveram presentes a Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o Gerente de Gestão da SEMED, Leonardo Reis, o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emerson Nascimento e o prefeito Jones Cavaglieri.

Dando início aos pronunciamentos iniciais, Ilza Rodrigues destacou o trabalho de equipe entre as secretarias. “Muito boa tarde a todos. Gostaria de falar aqui da pareceria entre a educação e o esporte, onde a gente tem trabalhado e ajudado no que pode, não deixando faltar alimentação e transporte aos nossos alunos. É um esforço conjunto que fez com que esses jogos fossem um sucesso, com muita rivalidade esportiva e gritos de euforias, trazendo hoje aqui para serem premiados, os atores principais, que são nossos jovens”, diz.

Na sequência, o Secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Emerson Nascimento lembrou dos diretores municipais, que muito contribuíram com seus alunos para a realizção dos jogos. “É muito importante a vivência que esses gestores têm com o Joema, nos dando sugestões e opiniões, o que ajuda a melhorar o desempenho desses atletas”, ressalta.

Emersom também lembrou do xadrez, referência em Aracruz. “Em nome de todos os professores, saúdo Alessandro Camporez, nosso professor de xadrez. Parabéns pelo trabalho e pelo resultado que essa modalidade tem trazido ao nosso município, com destaques nacionais, sendo que dois de nossos alunos estão entre os dez melhores do país, questão de orgulho para nós”.

Formação de caráter
Em seu discurso, o prefeito Jones Cavaglieri ressaltou a importância da educação e do esporte na formação de caráter de uma pessoa. “Nossa gestão tem por objetivo principal, promover a educação, que é onde nós construímos caráter e formamos cidadãos. Por isso que nossa preocupação é muito grande. E com esses jogos, podemos proporcionar uma disputa sadia e o respeito entre esses meninos e meninas, além da obediência com o professor”, comenta.

Após as falas, os alunos foram chamados ao palanque, de escola em escola para receber das mãos das autoridades presentes, as medalhas de ouro e prata, de cada uma das nove modalidades disputadas.

Modalidades em 2018
Em 2018 foram nove as modalidades esportivas disputadas entre os alunos, como o futsal, voleibol, handebol, basquetebol, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, atletismo, e o vôlei de praia, disputado pela primeira vez em Aracruz. Foram 19 escolas que participaram, totalizando 1.120 atletas, que ficaram divididos nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino. O Joema proporciona o incentivo ao esporte, e oferece às crianças e jovens a possibilidade do desenvolvimento dos pilares do ser humano como o físico, o emocional e o social.

Clique aqui e confira a galeria de imagens

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br