Prefeitura de Aracruz encerra ações da Semana Nacional do Trânsito

25/09/2018 Vinícius Gardiman
Militares da 2ª Cia Independente Corpo de Bombeiros durante simulação de resgate, com a vítima sendo retirada das ferragens e imobilizada em uma maca

Militares da 2ª Cia Independente Corpo de Bombeiros durante simulação de resgate, com a vítima sendo retirada das ferragens e imobilizada em uma maca

Uma grande cerimônia marcou o encerramento das ações que a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), desenvolveu durante a Semana Nacional do Trânsito. Na manhã desta terça-feira (25/09), uma estrutura foi montada na praça da Paz para receber as autoridades do poder público, que foram presenciar junto aos moradores duas simulações, sendo uma de resgate e outra de impacto.

Na simulação de impacto, que já havido sido demonstrada no último sábado (22/09), no Mercado Municipal, as pessoas eram lançadas em um equipamento, onde ficavam presas em uma cadeira, sofrendo um impacto aproximado de 20km/h. A ideia é alertar os motoristas a usarem o cinto de segurança sempre que o carro estiver em movimento, independente da velocidade.

Já na simulação de resgate, desenvolvida pelos militares da 2ª Cia Independente Corpo de Bombeiros, sob o comando do Tenente Lima, uma vítima foi retirada das ferragens e imobilizada em uma maca. Para isso o carro que teve sua lataria recortada com alicates hidráulicos. Após a simulação, a banda Marcial da Escola Ermentina Leal - Banmel - fez uma bela exibição com seu desfile e música.

Para finalizar, as autoridades presentes falaram ao público sobre os resultados desse trabalho que teve início na terça-feira (18/09), no plenário da Câmara Municipal, com a palestra “Nós Somos o Trânsito”, proferida pelo Tenente da Polícia Militar Adilton.

O Tenente Lima do Corpo de Bombeiros falou sobre a participação de sua equipe e agradeceu o empenho dos servidores da prefeitura durante as ações de conscientização. “Bom dia a todos. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo agradece a oportunidade de participar dessa semana tão importante. É só olharmos os jornais para saber quantas vidas se perdem no trânsito somente aqui no nosso estado por conta da imprudência e negligência, o que poderia ser facilmente evitado. Queria agradecer também a prefeitura de Aracruz pela eficiência. Parabéns a todos. Foi um sucesso”, comemora.

O Tenente da Polícia Militar Adilton lembrou das cobranças feitas para a melhoria do trânsito em Aracruz e os resultados da campanha. “Diante dessa bela campanha que foi realizada, foram demandados muitos trabalhos e superamos nossas expectativas. Quando iniciamos o passo a passo, trabalhamos no decorrer da semana e os frutos foram colhidos e semeados para a comunidade, que passou a se preocupar mais com os cruzamentos, locais onde ocorrem grande incidência de colisões por pura falta de respeito às sinalizações e imprudência”, lembra.

O prefeito Jones Cavaglieri fez o discurso de encerramento. “Hoje a gente encerra essas atividades de conscientização que na verdade ficam para a vida toda. Olha a importância dessa ação para a nossa cidade. Imagina se todas as outras cidades do Brasil se empenhassem nessa ideia, evitaríamos que várias vidas se perdessem ao longo das nossas estradas. Temos que conscientizar cada vez mais a população, principalmente nossos jovens que não conseguem enxergar os limites de velocidade".

Jones ainda lembrou do depoimento de um jovem que perdeu as duas pernas em uma curva aqui em Aracruz, quando passava pelo local acima da velocidade permitida. "Sendo assim, cabe a nós do poder público, instruir essas pessoas. Temos que deixa uma mensagem de preocupação. Esperamos a sociedade aprenda a cumprir com a legislação”, ressalta.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br