Data: quinta, 27 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 01:27
Clima

Alunos da Rede Municipal de Ensino são premiados em cerimônia de encerramento do concurso “Ser Honesto é Legal”

05/09/2018 Luan Lopes
Alunos premiados na companhia das autoridades do poder público que prestigiaram o evento

Alunos premiados na companhia das autoridades do poder público que prestigiaram o evento

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (05/09), no auditório do SESI/SENAI, bairro Vila Nova, uma grande cerimônia de encerramento do Concurso de Desenho e Redação “Ser Honesto é Legal”. Na ocasião 170 estudantes das quatro escolas municipais envolvidas estiveram presentes na companhia de seus professores, sendo que 45 delas foram premiadas.

Os desenhos feitos por alunos do 1º ao 5º ano, e os textos, feitos por alunos do 6º ao 9º ano, foram selecionados por uma comissão formada por servidores da Prefeitura de Aracruz, seguindo os critérios de criatividade e relação ao tema honestidade. Todos os alunos que conquistaram o 1º lugar, em ambas as categorias, foram classificados para participar da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Na categoria “Escola Cidadã”, a EMEF Paulo Freire representará Aracruz com seu “Plano de Mobilização”.

O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, da Controladora-Geral do Município, Flávia Cândida Ferreira Santos, além de secretários municipais, vereadores, representantes das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. No início da cerimônia a Controladora-Geral Flávia Cândida Ferreira deu as boas vindas aos alunos e demais presentes e falou sobre esse projeto-piloto desenvolvido nas escolas EMEF Abílio Correia de Amorim, EMEF Coqueiral, CMEB Professora Maria Luiz Devens e CMEB Paulo Freire.

“Esse momento de hoje é muito importante. Estamos prestigiando os resultados de uma parceria com a Secretaria de Educação. A Controladoria-Geral do Município teve a chance de entrar na sociedade aracruzense com um trabalho que mostra os valores de uma gestão transparente. Tivemos a ideia de apresentar esse projeto realizado há 10 anos pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com um concurso de desenho e redação que promove valores como a ética e a cidadania”, comenta.

Ainda de acordo com Flávia, esse ano Aracruz foi contemplada com um tema tão importante que é a honestidade, e que vem acrescentar nas crianças e adolescentes, valores que irão prosperar para um futuro mais íntegro e justo na cidade. “Ao acionar a Secretaria de Educação conseguimos a participação de quatro escolas e hoje estamos aqui para apresentar os resultados dos esforços desses alunos”, completa.

Na sequência foi apresentado em um telão um vídeo com depoimento dos alunos da EMEF Paulo Freire sobre o Plano de Mobilização. Esses mesmos alunos subiram ao palco e cantaram a música de autoria própria “Sempre que eu sou honesto, o mundo é mais completo”.

Antes mesmo da premiação, o prefeito Jones Cavaglieri falou sobre a importância em se promover a honestidade. “Fico muito feliz em participar de um momento como esse. Falar de honestidade é sempre muito importante, ainda mais nessa semana da pátria. A gente tem que viver esse valor da honestidade, pois são com os bons exemplos que aprendemos mais. Precismos nos dedicar às nossas crianças e adolescentes para formar pessoas éticas e com conhecimento, porque isso transforma o mundo”, ressalta. Após a fala do prefeito todos os 45 alunos vencedores, um a um subiram ao palco para serem premiados pelas autoridades presentes.

Ser honesto é legal
Ser honesto é legal é o tema da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais. O Concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE AQUI E CONFIRA A RELAÇÃO DOS ALUNOS PREMIADOS

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br