Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.
Horário de Brasília: 07:13

Prefeitura de Aracruz explica substituições que estão ocorrendo na sinalização viária e placas do município

10/08/2018 divulgação
É muito comum, principalmente em cidades do interior, áreas de estacionamento reservadas para farmácias, por exemplo. Essas já estão sendo trocadas por outras intituladas “vagas rotativas”, com um tempo máximo de 15 minutos

É muito comum, principalmente em cidades do interior, áreas de estacionamento reservadas para farmácias, por exemplo. Essas já estão sendo trocadas por outras intituladas “vagas rotativas”, com um tempo máximo de 15 minutos

No dia 4 de julho, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) da prefeitura de Aracruz participou de uma reunião na sede do DETRAN ES, em Vitória, com o intuito de pegar esclarecimentos acerca da sinalização viária do município, de acordo com o ofício nº 573/2018. Uma semana depois, no dia 11 de julho, técnicos do DETRAN estiveram na sede de Aracruz para realizar uma visita técnica e conhecer os locais onde foram solicitados uma análise nesse ofício da SETRANS.

Ficou decidido que serão realizadas algumas alterações, entre elas, a pintura de duas faixas próximo ao Supermercado Oriundi, sendo uma na rotatória, além da revitalização da faixa enfrente a MVC, conforme já supracitado. Na rua Augusto Sizenano Corrêa será sinalizado o lado direito, sentido Hospital São Camilo, para as vagas de estacionamento, e o lado esquerdo, com placas de proibido estacionar.

Nas ruas Antônio Francisco da Silva e Ignácio Barbosa Amorin serão instaladas placas de proibido estacionar. Também será proibido estacionar a partir da Retifica Aracruz, até o trevo do Supermercado Kinkas. Para essa proibição, será analisado os horários das 16h até 19h, de segunda a sexta-feira. Na localidade que se estende do Banco Santander até o viaduto, e da papelaria Vital até a Praça São João Batista, ainda serão sinalizados os estacionamentos exclusivos para automóveis e definidos os locais para motos.

Vaga de Estacionamento Curta Duração
É muito comum, principalmente em cidades do interior, áreas de estacionamento reservadas para farmácias, fóruns, delegacias, prefeituras e hotéis, por exemplo. Porém, o que talvez muitos ainda não sabem, é que, em determinados casos, essa “reserva de vagas” não tem amparo legal na legislação de trânsito, o que a torna ilegal, e que consequentemente as multas aplicadas nestes locais. Desta forma essas placas já estão sendo trocadas por outras intituladas “vagas rotativas”, com um tempo máximo de 15 minutos.

O art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atribui ao órgão de trânsito municipal competência para planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito, e de implantar, manter e operar o sistema de sinalização. Contudo, tais atribuições devem ser executadas em conformidade com o que a norma legal prevê que, no caso em análise, encontram-se elencadas na Resolução 302/08 do Contran.

O Secretário de Transportes e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz, Luiz Fernando Meier comentou sobre essas mudanças na sinalização de Aracruz. “Essas modificações são necessárias para cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, a secretaria trabalha no sentido de cumprir a legislação e, consequentemente trazer mais segurança aos nossos moradores”.

 



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br