Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.
Horário de Brasília: 00:37

Projeto Amigos da Água instala mais 150 estacas na localidade de Guaxindiba

12/03/2018 Renato Lana
Uma das quatro nascentes localizadas em uma propriedade rural de Guaxindiba que foi protegida com o cercamento

Uma das quatro nascentes localizadas em uma propriedade rural de Guaxindiba que foi protegida com o cercamento

Foram instaladas na manhã deste sábado (10/03), em uma propriedade rural na localidade de Guaxindiba, outras 150 estacas para a proteção de outras quatro nascentes situadas na região. Esta é a terceira etapa do projeto que beneficiará mais sessenta nascentes, financiado pelo Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Aracruz.

Todas essas nascentes estão sendo visitadas, mapeadas, para posteriormente ser feita a distribuição dos materiais como estacas de eucalipto tratado, arames farpado e grampo. Os trabalhos dessa nova fase estão sendo realizados também em parceria com entidades como o Rotary Clube.

O Programa Amigos da Água, criado pela Secretaria de Agricultura (SEMAG), consiste na recuperação e reflorestamento das nascentes localizadas na área urbana e rural do município de Aracruz, e sua preservação permanente, além de executar prática de manejo e conservação de recursos naturais, objetiva a melhoria do meio ambiente.

Fases anteriores
Na primeira fase, iniciada em 2016, com recursos do Fundo Municipal de Apoio e Participação do Agricultor (FAPA), foram cercadas 22 nascentes em localidades como Santa Maria, Pau Preto, Mon Serrat, Gimuhuna, dentre outras. Na segunda fase, cujo cercamento iniciou-se em janeiro de 2017, outras 150 nascentes, sendo 38 em áreas indígenas e as demais nas propriedades rurais de diversas regiões do município, estão com os trabalhos sendo finalizados. Esta etapa foi financiada pela Fundação Banco do Brasil com parceria do Instituto Peroá, Fibria, SAAE, IDAF, Incper e SEMAM.

O Programa Amigos da Água já conseguiu mais de 19.800 estacas desde seu início até o momento. A meta da atual gestão, é conseguir cercar 400 nascentes em todo o município até o ano de 2020. Atualmente cerca de 180 nascentes já foram cercadas e se encontram protegidas.


  

  

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br