Data: terça, 11 de dezembro de 2018.
Horário de Brasília: 21:18

Secretaria de Meio Ambiente instrui moradores e turistas a não retirarem proteção das restingas

09/02/2018 divulgação
Servidor da Secretaria de Meio Ambiente recoloca estacas de eucalipto que foram retiradas das praias para estacionar carros, o que não é permitido, colocando em risco a proteção das restingas

Servidor da Secretaria de Meio Ambiente recoloca estacas de eucalipto que foram retiradas das praias para estacionar carros, o que não é permitido, colocando em risco a proteção das restingas

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da prefeitura de Aracruz vem cada vez mais intensificando seus trabalhos quanto à fiscalização, o cuidado e proteção da restinga na orla de Aracruz, principalmente durante a estação do verão, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Esse trabalho visa ainda coibir as atividades não autorizadas no município durante a temporada, conscientizando as pessoas sobre o uso das churrasqueiras, barracas, mesas e automóveis, tudo isso para não danificar a restinga.

Recentemente uma equipe da SEMAM percebeu que estacas de eucalipto colocadas em Barra de Barra e Praia dos 15, para impedir o acesso de carros em áreas de restinga, haviam sido retiradas. Tal atitude é condenável e coloca em risco a preservação dessa cobertura vegetal, que tem um papel importantíssimo de fixar areia e dunas e impedir assim, a erosão das praias.

Diante do ocorrido estas estacas foram recolocadas. No local ainda existem placas educativas informando sobre a necessidade de preservar o ambiente. Sendo assim, é muito importante que, tanto moradores quanto turistas respeitem e não retirem esse cercamento de eucalipto.

A restinga
A Restinga é compreendida como a vegetação costeira que se desenvolve na região da planície costeira. Trata-se de formações que contam em sua composição com arbustos e algumas árvores. Sua existência está atrelada à amenização dos efeitos das ressacas do mar no litoral.

Elas ainda conferem uma beleza significativa ao litoral, pois ela cria microclimas que amenizam o calornos locais nos quais se desenvolvem. Mas a principal questão relacionada às restingas é a importância que elas têm pela sua localização, sendo que a proximidade com o mar faz com que a vegetação da Restinga sirva como uma barreira que ameniza os efeitos ocasionados pelas dinâmicas do mar.

Sem a restinga os danos ocasionados pelas ressacas seriam maiores. A existência de vegetação nas areias evita também a formação de dunas, pois estabiliza os solos pelas raízes das plantas.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br