Data: quarta, 14 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 09:54

Proteção e Defesa civil em debate durante audiência pública

10/01/2018 Foto: Kezia Reis

“Defesa civil somos todos nós”, disse o comandante da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros de Aracruz, durante a audiência pública que, na noite da última terça-feira, 9 de janeiro, debateu a construção do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município.

Durante a audiência o Major Pazeto ainda ressaltou que o documento se trata de um dos melhores Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil do estado, justamente pela participação de entidades e organizações da sociedade civil.

Para o secretário de Habitação e Defesa Civil (SEHAB), Valber Luiz Campores, “É um momento de ouvir a sociedade para ser implantada uma política púbica. O objetivo é a finalização do Plano, de forma a obedecer a Lei Federal 16.608 de 2012 que, desde sua publicação, obriga a prefeitura a construir o seu plano. Além disso, até o momento não havia sido cumprido a aplicação do plano. Agora, pretendemos estar preparados para dar uma ótima resposta a sociedade, em casos de desastres naturais”, disse.

O encontro reuniu diversas entidades, consideradas importantes na construção do plano. Estiveram presentes representantes dos Escoteiros, Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracruz (CDL), Corpo de Bombeiros do ES, Polícia Militar, Secretarias Municipais, lideranças comunitárias e faculdades privadas.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, que também participou da Audiência Pública, fez questão de ressaltar a contribuição das parcerias na atuação da Defesa Civil no município. “Apesar do nosso município não ter um índice alto de alagamentos ou deslizamentos, é muito importante o planejamento prévio dessas ações, principalmente em áreas mais vulneráveis”, finalizou.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br