“Capital do Desenvolvimento”: Município de Aracruz em destaque

07/12/2017 divulgação

Em uma nota publicada pelo jornal “A Tribuna” nesta quarta-feira (06/12), o governador Paulo Hartung diz prever que o município de Aracruz terá tudo para ganhar um status de “Capital do Desenvolvimento”. Isso em função dos investimentos que já estão acontecendo na cidade, como o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), Portocel, além de outros com previsão de serem instalados, tais como o porto da Imetame. “Aracruz caminha para se tornar uma plataforma logística moderna”, afirma o governador.

Diante dessas palavras, o Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz, Divaldo Crevelin, para exemplificar o que, sem dúvida, contribuirá e muito para o desenvolvimento da cidade, falou de algumas previsões de empreendimentos que podem ser instalados, e que inclusive a prefeitura já elaborou e encaminhou os “Termos de Referências” para a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)”.

“Existem previsões para que sejam instaladas na nossa cidade empreendimentos como o Porto da Imetame, com capacidade para atrair navios de grande porte, uma indústria de Bio óleo, implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que é um distrito industrial
, onde empresas nele localizadas operam com suspensão de impostos, além da Carta Fabril, que inclusive já oficializou o início suas obras”, lembra.

Divaldo ainda disse que há uma possibilidade de privatização de parte do Porto de Barra do Riacho pelo Governo Federal, o que pode abrir um grande leque de investidores,
além da implantação da Sudene e de uma termoelétrica a gás. “Com essa parte pública do Porto em Barra do Riacho sendo privatizada, abriria possibilidades de mais investimentos. Também exite um outro fator muito satisfatório, a possibilidade de Aracruz ser incluída na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o que aprimorará ainda mais seu aporte industrial com esses incentivos. Com relação à termoelétrica a gás, já fizemos a liberação de carta de anuência”, explica.

A Câmara dos Deputados aprovou no final de outubro um projeto que amplia a região de abrangência da Sudene e inclui Aracruz, além de Itarana e Itaguaçu na lista das cidades que podem receber os incentivos oferecidos pela autarquia. O projeto foi enviado para o Senado e, se aprovado, irá para a sanção presidencial.

“Sendo assim, diante disso tudo que já acontece em Aracruz, concordo com o que foi dito pelo Governador Paulo Hartung. Se você escuta uma conversa dessas vindo de um governador, ainda mais com todas essas possibilidades de crescimento e dessa logística favorável, ele está coberto de razão que em um futuro próximo teremos esse status de “Capital do Desenvolvimento”, pois já temos todos os componentes necessários para que isso venha a acontecer”, afirma.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
SECOM
Tel. (27) 3270-7070
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br