Data: terça, 17 de maio de 2022
Clima

Escola Ermentina Leal participou do XII Encontros de Bandas e Fanfarras

21/08/2008

Aconteceu no último final de semana (17 de agosto), no Centro de Eventos o XII EBANFAVEN (Encontros de Bandas e Fanfarras) evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante. Mais uma vez a Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Ermentina Leal” da Vila do Riacho representou com brilhantismo o município de Aracruz. Esta representatividade só foi possível graças a parceria com a Secretaria de Educação de Aracruz que possibilitou a participação dos alunos da Banda Marcial no XII EBANFAVEN.

A Banda Marcial da Escola Ermentina Leal mantém, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de cinqüenta alunos, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções fazem o encanto e a alegria do público sob a regência do Maestro Fagner Queiroz Santos (Tuti). Dentre as inúmeras apresentações, destacam-se as realizadas nos eventos da Prefeitura de Aracruz. A Banda já tocou em importantes eventos municipais e escolares, tais como: Inauguração da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Centro de Formação Continuada de Professores “José Modenese”, Solenidade de entrega do terreno ao Governo Federal, para funcionamento do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – CEFETES, Inauguração da Drenagem Pluvial, Pavimentação Asfáltica e Iluminação de ruas em Vila do Riacho, Inauguração do CMEI Donatila Coutinho e da Quadra Poliesportiva de Barra do Sahy.

A tradicional Banda Marcial vem divulgando, através dos anos, a cultura de Aracruz, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em eventos municipais. Recentemente, a Banda Marcial, apresentou-se no Festival de Banda de Piúma. Hoje (21), estará presente no evento da APAE Aracruz e no início de setembro estará no Desfile do Centro Educacional Colibri em Coqueiral de Aracruz e no tradicional 7 de setembro da Vila do Riacho.

Na vibração dos toques, no garbo e no esplendor das evoluções, a Banda Marcial da EEEFM “Ermentina Leal”, colheu aplausos do público presente no XII EBANFAVEN. A Banda tem como repertório músicas de Bruno e Marrone, Banda Calypso, Paulinho da Viola, Skank, Frank Sinatra dentre outros grandes nomes da musical nacional e internacional.

A cada apresentação a Banda Marcial prende a atenção do público envolvendo-o em uma encantada sinfonia de sons e cores. Para a Diretora da EEEFM “Ermentina Leal”, Magda Maria Barcellos da Costa, “os anos vão somando-se, mas se repete em cada um à ansiosa espera de sua passagem, num aglomerado de corações que se emocionam aplaudindo. Hoje, poderíamos contar sua trajetória de inesquecíveis momentos ‘mágicos’ em cada apresentação, daqueles que dentro e fora de suas fileiras escreveram a história desta Banda, mas o momento é de exaltar a escola que foi seu berço, do ensino cuja bandeira sempre carregamos com orgulho. É hora de dizer a todo o corpo docente e discente da EEEFM “Ermentina Leal”, que nos destes o saber e nos fizestes cidadão desta terra”.