Data: terça, 17 de maio de 2022
Clima

Aracruz tem ensino à distância

20/08/2008

O ensino à distância já é uma realidade em Aracruz através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que irá oferecer mais quatro cursos em nível superior ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os cursos são: Licenciatura em Artes Visuais, Física e Química e bacharelado em Ciências Contábeis todos com 30 vagas, totalizando 120 vagas.

Para receber estes cursos a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação investiu na reforma do prédio e aquisição de equipamentos e materiais exigidos para implantá-los. Antes disso, o município apresentou projeto e concorreu com várias cidades para receber uma unidade da UAB.

Segundo a Subsecretária de Educação e Coordenadora do Pólo UAB Aracruz, Maria Goretti Moro, a UAB propõe a articulação das Instituições de Ensino Superior já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. “O primeiro curso na modalidade à distância para o Sistema UAB no nosso Estado, foi o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema oferecido pelo CEFETES, que em Aracruz iniciou no final do ano passado, com 30 alunos que passaram por um processo seletivo realizado pela mesma instituição”, disse.

No Pólo os alunos são atendidos pelos tutores, em momentos presenciais obrigatórios, e contam com laboratórios de ensino e de informática compatíveis com os cursos em oferta, além de biblioteca com as mesmas características para dar suporte às suas atividades.

Os interessados em participar do Processo Seletivo 2008/2 – EAD – UFES, Pólo UAB Aracruz, devem acessar o site: www.neaad.ufes.br para obterem mais informações. A partir do dia 23 deste mês estará disponível no mesmo site o Edital de Abertura do processo seletivo. As inscrições via Internet estarão abertas no período de 25 de agosto a 05 de setembro. A prova objetiva e de redação será realizada dia 21 de setembro.

Depoimentos de alunos da UAB – Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CEFETES)

Para a aluna do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Sônia Mara Samora, a parceria entre o CEFETES, Governo Federal e Prefeituras, na modalidade à distância, está oportunizando as pessoas a terem acesso ao ensino superior em nosso País. “Hoje, como aluna de curso superior à distância, posso afirmar que esta modalidade de educação forma profissionais com amplos conhecimentos técnicos e didáticos e com amplas oportunidades de trabalho em nosso Estado”, destacou.

Para Adan Saturnino Santos, aluno do Pólo UAB Aracruz, o curso à distância ensina responsabilidade e compromisso, que a escola convencional não se preocupa muito em ensinar. “Temos que pesquisar, ler, buscar informações extras. Se não nos dedicarmos não alcançaremos nosso objetivo que é aprender e não somente receber um diploma. Hoje tenho perspectivas de crescimento profissional e pessoal, devido às informações adquiridas no curso”, disse.

Já, Sandra Mary Costa Barbosa, também aluna do Pólo UAB Aracruz, afirma ser importante ter um curso superior para que se possa obter melhores resultados no mercado de trabalho e que a modalidade de ensino à distância oferece esta oportunidade. “Estou fazendo o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, onde tenho a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que irão me ensinar a ter um novo modo de viver, vejo que após muito esforço, busca por material e ajuda dos colegas, estou conseguindo superar os obstáculos e avançar. Não é fácil, mas será uma conquista!”, afirmou.

Entenda melhor como a UAB funciona com o ensino à distância.

O programa tem como objetivo formar um sistema integrado de instituições públicas para utilizando-se do ensino à distância, levar o ensino superior público até municípios brasileiros que não contam com oferta ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender à população.

O Ensino à distância é um novo modelo de Educação e traz novos papéis para professores, escolas e alunos, além de novas relações de trabalho. O pólo municipal é o ponto de encontro presencial reservado para atendimento aos alunos pelos tutores presenciais. No Pólo, estão montados laboratórios de ensino e de informática compatíveis com os cursos em oferta, além de biblioteca com as mesmas características.

Mais informações:

Pólo UAB Aracruz situado à Rua General Aristides Guaraná, 23 – Centro, e pelo telefone: 3296-3029 ou acesse o site: www.neaad.ufes.br. Conheça o calendário do Processo Seletivo 2008/2 – EAD – UFES:

Período Atividade 23/08/2008 Publicação do Extrato de Edital de Abertura das Inscrições 25/08 a 05/09/2008 Inscrição via Internet. (valor da taxa: R$ 40,00) 15/09/2008 Disponibilização do Cartão de Inscrição na Internet 21/09/2008 Prova objetiva e de Redação 15/10/2008 AULA INAUGURAL