Data: sexta, 16 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 02:07

Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM)

Semam

Apresentação

A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM) foi criada no ano de 2001, quando se observou a necessidade de consolidar a Política Municipal de Meio Ambiente por meio de ações mais efetivas, no sentido de promover a proteção, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município. Os assuntos e demandas relacionados ao meio ambiente até o ano de 2000 estavam vinculados à Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), responsável também pelas questões agrícolas do Município. Na época contava com apenas 13 funcionários, os quais eram responsáveis pela fiscalização ambiental, gestão das Unidades de Conservação, ações de educação ambiental e serviços de arborização e paisagismo.

Concomitantemente ao processo de separação das duas Secretarias foi criado o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA), com a importante função de opinar e assessorar o poder executivo nas questões ambientais. Em 2007 o COMMA concedeu habilitação ao município para licenciar as atividades potencialmente poluidoras e/ou degradadoras.

A SEMAM atualmente, na gestão do Secretário Jader Mutzig Bruna, está  distribuída entre o Núcleo Administrativo e as 5 gerências existentes (Gerência de Controle e Qualidade Ambiental,  Gerência de Documentação, Gerência de Educação Ambiental, Gerência de Fiscalização Ambiental e Gerência de Recursos Naturais. A Secretaria tem por responsabilidade, elaborar, propor e administrar as políticas municipais de Meio Ambiente e os recursos naturais, por meio de ações que busquem promover a preservação e a melhoria da qualidade ambiental, bem como propiciar a integração das atividades ligadas à defesa do Meio Ambiente.