Data: sábado, 27 de novembro de 2021
Clima

Programa de Balneabilidade

Voltar

A balneabilidade é definida pela Resolução CONAMA nº 274/2000 como a condição das águas doces, salobras, e salinas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como contato direto e prolongado com a água (uso recreativo, esportes aquáticos etc.) no qual a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada. Considerando que a saúde e o bem-estar humano podem ser afetados por essas condições, fica estabelecido que os corpos hídricos devem ter sua qualidade monitorada para utilização pela população.

No município de Aracruz a aplicação desta resolução, bem como a fiscalização e a divulgação das condições de balneabilidade do litoral, está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA), sendo o monitoramento realizado pela equipe técnica da Gerência de Controle e Qualidade Ambiental (GCQA) em parceria com laboratórios de análises ambientais.

O mapa abaixo indica 13 (treze) localidades do litoral de Aracruz monitoradas pelo programa e a classificação em PRÓPRIAS (verde) ou IMPRÓPRIAS (vermelho) para o banho, tendo como base resultados de análises microbiológica e físico-química.

Salienta-se que estas condições podem sofrer alterações, sendo necessário o monitoramento contínuo desses parâmetros. O programa tem previsão de continuidade por 4 (quatro) anos, com monitoramento realizado a cada 15 (quinze) dias nos meses de dezembro a março (maior afluxo de banhistas) e mensal entre os meses de abril a novembro.

Os principais meios de divulgação para a população são as placas informativas afixadas ao longo do litoral de Aracruz e os canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracruz (website e redes sociais Instagram e Facebook).

A balneabilidade é definida pela Resolução CONAMA nº 274/2000 como a condição das águas doces, salobras, e salinas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esportes aquáticos etc.), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada. Em Aracruz, o monitoramento da qualidade das águas é realizado pelo Programa AGUALIMPA, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE. O mapa abaixo indica os pontos de monitoramento da água no litoral de Aracruz, no qual é possível observar se as praias estão PRÓPRIAS (em verde) ou IMPRÓPRIAS (em vermelho) para o banho.